top of page

Detidos sete efectivos do SME por corrupção na emissão de passaportes

  • Foto do escritor: kelvio mingosso
    kelvio mingosso
  • 30 de jan.
  • 1 min de leitura

Sete efectivos do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) foram detidos, nesta terça-feira, em Luanda, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por envolvimento num esquema fraudulento de emissão de passaportes.

Trata-se da chefe do Posto de Atendimento da Sonangol, da chefe do Centro de Emissão de Passaportes e duas operadoras do Centro de Emissão de passaportes do SME, assim como três intermediários, vulgarmente conhecidos por "Chambeteiros" Mixeiros" ou "relações Públicas".

A informação foi prestada à ANGOP, pelo director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC, Manuel Halaiwa, revelando que a detenção foi feita pela Direcção Nacional de Combate aos Crimes Financeiros e Fiscais do SIC, em coordenação operativa com o SME.

Esclareceu que os profissionais são indiciados por factos que configuram os crimes de associação criminosa, recebimento indevido de vantagem, corrupção passiva de funcionário público, entre outros crimes.

“A detenção ocorreu em flagrante delito, no momento em que o mixeiro encontrava-se no interior de uma Reprografia, vulgo "Konica", na rua dos mercadores a receber o montante de 200 mil kwanzas, para entregar dois passaportes ordinários, emitidos em 48 horas, sem o cumprimento dos requisitos de agendamento para o efeito”, explicou.

Segundo o porta-voz do SIC, na referida reprografia foram encontrados, numa pasta de um "mixeiro" em fuga, 12 passaportes ordinários

Comments


bottom of page